FREIOS EM GERAL
O que é
Os freios têm a função de desacelerar ou parar o veículo em movimento e são disponibilizados em diferentes modelos. Os sistemas suportam todo o peso do automóvel e atuam nas ações de frenagem nas rodas traseiras e dianteiras. Há vários tipos de freios, como o freio de mão, que te ajuda a estacionar; os freios ABS com sistema de frenagem antitravamento; e os freios a disco e a tambor, que são os mais comuns.
Como funciona
O sistema de frenagem funciona, basicamente, através da conversão de pressão mecânica em hidráulica, utilizando-se de um circuito fechado de fluido de freio desde o cilindro mestre, ligado ao servo freio e pedal de frenagem, até os cilindros ou pinças hidráulicas ligadas às rodas.
Se o veículo estiver parado quando o freio de estacionamento for acionado, ele só atua nas rodas traseiras. Se for ativado com o veículo em movimento, o freio de pé normal é usado, por exemplo, o freio atua nas quatro rodas. A função do freio muda para as rodas traseiras quando o veículo estiver quase parado.
Confira os sinais de que o freio do carro vai dar problema
Trepidação no pedal (em freadas normais);
- Chiados ou assobios;
- Pedal “muxibento”;
- Pedal duro;
- Pedal muito baixo;
- Luz no painel;
- Carro puxando quando o freio é acionado;
- Rodas tentando travar.
Cuidados
Freie suavemente: Isso evita desgaste precoce e empenamento.
Não freie nas curvas: O correto é não freia na curva para que não perca o controle do veículo, o ideal é reduzir a velocidade antes de entrar na curva.
Use o freio motor: O uso do freio motor em declives evita superaquecimento e ajuda a economizar combustível.
Não use o freio com motor desligado: Com motor desligado, a câmara de vácuo não funciona.
Fique atento aos desgastes: Sinais sonoros (barulho estridente) e visuais (indicações no painel) podem auxiliar ao motorista a detectar desgastes das pastilhas.
Verifique os fluidos de freio: Esse componente é essencial para o funcionamento do sistema e deve ser substituído conforme orientação do manual do veículo.
Faça a manutenção: Respeite os prazos, observando o tempo médio de duração dos componentes para realizar substituições.
Procure mecânicos profissionais: Só a manutenção profissional e a utilização de peças de qualidade podem garantir sua segurança ao trafegar.