DIFERENCIAL

O que é?
O diferencial é um sistema mecânico que permite que uma roda gire independente da outra em situações de curva, enquanto o motor transfere potência para elas. Dessa forma, foi preciso encontrar uma maneira de transferir a potência do câmbio às rodas, considerando o fato de terem trajetórias diferentes. Essa invenção foi chamada de diferencial.

Como Funciona
Quando um veículo anda em linha reta, suas rodas percorrem um mesmo caminho. Porém, quando o veículo faz uma curva, as rodas não fazem o mesmo movimento. Por isso, as engrenagens do satélite giram na cruzeta e permite velocidades diferentes entre as planetárias e consequentemente entre as rodas.

Fatores que causam problemas
Os principais danos do diferencial podem ser causados pela operação do motorista, pela falta de manutenção, pela incorreto dos Pesos ou pela aplicação incorreta. O componente mais sujeito a sofrer avarias é o semieixo.

Cuidados
É importante para conservação e correto funcionamento do diferencial a realização de manutenções periódicas. Embora seja um sistema robusto e resistente, a falta de manutenção pode gerar problemas, prejuízos e acidentes.
A lubrificação é um dos itens mais importantes para manter o conjunto do diferencial em boas condições porque reduz desgaste do atrito, protege o metal de oxidação e corrosão, e dissipa o calor excessivo.
Usar o lubrificante certo e no nível indicado é indispensável. O nível e a viscosidade do óleo devem ser checados a cada 2 mil km e a troca é recomendada quando o veículo atinge 160 mil Km ou um ano de uso. Todas as trocas e ajustes devem seguir as especificações da montadora.